Terminou o Ano Europeu do Voluntariado e, por proposta da Comissão Europeia, inicia-se o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações, que tem por objectivo promover a vitalidade e a dignidade de todos.
Com o aumento da esperança de vida, torna-se indispensável fomentar uma cultura de envelhecimento activo e "inclusivo", numa sociedade para todas as idades, em que a experiência dos mais velhos seja uma mais-valia, que enriquece a cultura dos mais jovens.
É importante e necessário promover o voluntariado, a solidariedade e cooperação entre as gerações e a participação activa na vida familiar e na sociedade.
O convívio com os mais jovens; a pratica desportiva; a leitura; trabalhos manuais; etc. são formas de manter o equilíbrio físico e mental, proporcionando um envelhecimento mais sereno e com dignidade.
Aproveitemos a temática deste ano para, de alguma forma, estarmos com os mais velhos - sejam ou não da nossa família – interagindo com eles, na certeza de que o benefício deste salutar convívio será também de cada um de nós, como preparação para o nosso futuro que é já amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário