Constituiu um momento particularmente aguardo pelos caminheiros deste ano, a visita ao núcleo museológico, situado na Barroca Grande, que ocupa um antigo depósito de combustível de 180 mil litros que foi reconvertido e transformado num gasómetro gigante – (lanterna a carbureto utilizada pelos mineiros) que alberga um museu dedicado às minas de volfrâmio
A ideia surgiu depois de o depósito ser desenterrado, cujo destino certo era a sucata. Mas foi aproveitado e transformado dando origem a um museu «único na região, no país e no mundo» afirma José Luís Campos, presidente da Junta de Freguesia Aldeia de S. Francisco, orgulhoso por este património que foi avante apesar da falta de apoios, graças ao trabalho a cem por cento da Junta, que se empenhou e «Fomos os projectistas, os soldadores, os carpinteiros e os electricistas», afirma José Luís.
A nossa visita foi guiada pelo Sr. José Luís Campos, que nos acolheu muito bem e com simpatia explicou aos visitantes a utilidade que tinham outrora cada uma das relíquias agora exposta.
O museu abriu portas em 2012 e está à disposição de quem o deseje conhecer. Visite o Museu do Volfrâmio, porque vale a pena!
Sem comentários:
Enviar um comentário