No passado dia 11 de outubro, o Rev. Pe. Jacek Cesari, dos Missionários do Verbo Divino e Pároco de Sobral de S. Miguel, celebrou a Santa Missa na nossa Associação.
Este encontro de comunhão da Palavra e do Pão é, sem dúvida, um momento de felicidade vivido pelos nossos utentes, com esperança renovada na vida e o conforto pela presença de familiares e amigos.
No início da celebração o coro cantou: “Cristo jesus, Tu me chamaste”… e, sim, podemos dizer que respondemos de coração aberto: “Estou aqui”!
É na fragilidade da vida humana aqui tão bem representada, que nos sentimos mais perto de Deus e, por isso, queremos subir a montanha - ainda que em sentido figurado - pois é lá no alto que melhor escutamos a Sua voz e nos sentimos verdadeiramente a sós com ELE!
Na Primeira Leitura da Epistola de São Paulo aos Gálatas, escutamos:
«Foi por cumprirdes as obras da Lei de Moisés que recebestes o Espírito Santo, ou porque ouvistes a mensagem da fé? Sois tão insensatos que, tendo começado com o Espírito, acabais agora na carne? Foi em vão que recebestes tantos dons? Se é que foi em vão! Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós procede assim por cumprirdes as obras da Lei de Moisés, ou porque ouvistes a mensagem da fé?»
No Salmo Responsorial recitamos: "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo. Na Aclamação ao Evaneglho a salmista cantou: "Abri, Senhor, o nosso coração, para recebermos a palavra do vosso Filho. "
O Evangelho de São Lucas falava-nos da forma de pedir a Deus... algo que muitas vezes não sabemos fazer... porque "exigimos" o que não podemos ter... ou não compreendemos como Deus não nos dá o que precisamos...
Por isso o celebrante referiu então na homilia: "que quando sentimos o peso da idade e das doenças podemos facilmente desesperar, achar que não servimos para nada e que Deus nos abandona. Mas isso não é verdade. Deus trata-nos sempre como seus filhos, como um tesouro que é muito precioso aos seus olhos e nunca deixamos de ser amados por Ele. Temos que procurar Deus, porque só Ele nos ajudará a entender o sentido da vida e a saber pedir..." como dizia o Evangelho de Lucas: «Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á.»
A Eucaristia é também um momento de união, partilha e de lembrar que se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós.
Comungamos o Pão da Vida pois diz o Senhor, nosso Pastor: “Quem me come não morrerá”, e só Ele dará forças para continuar a caminhada que está destinada a cada um de nós.
No final, vindo de encontro às palavras proferidas na homilia, saímos a cantar: “Seguros e fortes na fé e no amor, levamos connosco a paz do Senhor!”
Devido a outros afazeres o Rev. Pe. Jacek, depois da missa não pode ficar mais algum tempo com os nossos utentes, mas ficou a promessa de na próxima vez essa vontade se concretizar.
Um grande bem-haja ao Pe. Jacek, e também a quantos participaram, prepararam e animaram esta celebração.
Sem comentários:
Enviar um comentário