Mensalmente aqui nos reunimos, neste mês de março foi no dia 15, para o mais importante encontro que acontece à volta da mesa da Palavra e do Pão.
Os nossos utentes, familiares e amigos preparam-se para este encontro, enquanto vão ensaiando alguns cânticos que irão ajuda a louvar e bendizer a Deus Nosso Senhor.
O recolhimento, o silêncio e a oração são aqui mais intensos e vividos, na pequena capela que mais uma vez se encontrava cheia.
Vivemos já o tempo de Quaresma, e o Pe. Jacinto veio celebrar a Eucaristia com os nossos utentes, estar com eles e confortá-los neste longo caminho de 40 dias em até à Páscoa.
Diz-nos a liturgia que este é o tempo de caminhar, de nos preparamos e despoja-nos de tudo o que não interessa e levar na caminhada apenas o essencial.
É o tempo de inclinar a cabeça diante de Deus, de nos convertermos a Ele. Mas, este caminho quaresmal começa pela reconciliação com os irmãos, que são sempre a imagem de Deus mais próximo de nós.
É tempo de escuta da Palavra, de saborear o Pão, de oração, jejum e esmola, e principalmente de por em prática as Obras de Misericórdia.
Vivamos, pois, este tempo da quaresma com intensidade, mas sem drama nem tristeza, porque: “Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva.” (Ez 33, 11)
E, se a fé fortalece a alma e o espírito, as palavras do Pe. Jacinto reconfortam o coração e fizeram com todos saíssem desta celebração muito mais animados e prontos a enfrentar um novo dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário