Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

segunda-feira, 15 de julho de 2024

CASA DO BARRO - TELHADO ❤️

 
Nem sempre nos é possível dar conta nesta página, de forma mais atempada, de algumas atividades dos nosso utentes como é o caso desta em que se deslocaram à Casa do Barro, mas que não queremos deixar de dar conhecimento, mostrar algumas imagens e deixar outras em arquivo que podem ver, porque vale a pena conhecer esta bela casa e o trabalho que nela se faz.
Esta visita aconteceu no final de junho e teve o mérito de fazer recordar aos nossos utentes esta arte em que o oleiro molda o barro nas suas mãos, delas saindo as belas peças que todos conhecem, muito usaram e até pensavam que agora já não se encontrariam em lado nenhum!
Esta é, pois, uma casa que importa dar conhecer, para que se continue aqui a trabalhar e não só preservar como voltar a usar e ajudar a manter a tradição.
"Terra do poeta Albano Martins, entre a Serra da Gardunha e Estrela, no Telhado, a Casa do Barro dá a conhecer as técnicas e as fases de fabrico de louças em barro, permitindo também visitar o interessante espólio de louça tradicional. 
Esta Casa surgiu num antigo palacete para preservar a arte da olaria numa aldeia onde é parte integrante da sua história. Nesse espaço é ainda possível participar num ateliê de barro, visitar os fornos e meter as mãos no barro."  Fonte: Casa Do Barro
Bem-haja à Casa Do Barro por nós ter recebido e ao Pedro Silveira Silveira pela visita guiada que nos proporcionou.
Mas, não foi só sobre o barro que nesta visita se falou. A Ti Maria dos Santos deu ao nosso guia uma lição sobre como bem fazer e curar o queijo e que ele refere assim na sua página: 

Hoje o lar de Sobral de São Miguel visitou a Casa do Barro. Conheci a D. Maria Marques, que trazia um chapéu lindíssimo. Depois de muita conversa, ensinou-me tanta coisa sobre o queijo corno. "O queijo corno é feito com leite de cabra. Faço uma espécie de papa para o curar. Coloco numa tigela azeite, vinagre e colorau. Era assim que se fazia." 
Foi um gosto falar com a D. Maria, verdadeiras bibliotecas de experiências. Voltarei um dia, já que a conversa ainda vai no adro... obrigado.
Álbum com todas as fotos desta visita em: https://photos.app.goo.gl/UKndr45mWvCFQPsq9

Sem comentários: