Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

“SOBRAL SOLIDÁRIO” 💓

Damos hoje conta da iniciativa - “Sobral Solidário com as vítimas dos incêndios”- que germinou no coração das nossas colaboradoras Cremilde, Fernanda e Matilde, originando uma onda de solidariedade que excedeu todas as expectativas.
Toda a gente acarinhou a iniciativa, pelo que houve necessidade de recolher os bens com uma carrinha. Mas a generosidade foi tal, que nas primeiras 3 ou 4 casas a carrinha ficou completamente cheia!
Espontaneamente foram-se juntando mais voluntários e mais carrinhas, que num instante ficaram também cheias de toda a espécie de bens alimentares, roupas e louças. 
Depois da recolha foi necessário organizar todos os donativos, fazer a triagem, etiquetar..... a Junta de Freguesia disponibilizou um espaço no edifício antigo, e foi aí que se depositou e organizou tudo o que foi recolhido. 
As imagens da devastação dos incêndios são elucidativas, mas só percorrendo aqueles caminhos se têm uma noção da tragédia que todas aquelas pessoas viveram. 
Após vários contactos no concelho de Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital, decidiu-se a entrega dos donativos à Junta de Freguesia de Avô e Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva, zonas esquecidas pelos políticos e pela comunicação social, onde efetivamente ainda havia muitas carências, principalmente de bens alimentares, louças e roupas de cama.
O grupo de voluntários que participou nesta iniciativa, ainda que cansados pelo esforço, sentiram-se recompensados pelo carinho com que foram recebidos, e a proximidade geográfica e afetiva que liga o Sobral a estas terras ficou agora ainda mais fortalecida.
Sabemos que isto é uma gotinha de água num oceano de necessidades, mas são muitas gotinhas destas que, como dizia a Madre Teresa de Calcutá, podem fazer toda a diferença.
Entretanto, a generosidade das nossas gentes foi tal, que já está a ser preparado um segundo carregamento para entregar, desta vez na zona da Pampilhosa, nos locais mais necessitados.
A grande prioridade agora - mas também nos próximos meses e anos -  é levar ajuda a quantos sofreram e tudo perderam, para que haja coragem, esperança e vontade de recomeçar. 
Os quilómetros de verde que tão bem conhecíamos são agora uma mancha negra que aperta o coração de angústia. O cheiro, as cores, as paisagens e os relatos são realmente impressionantes. E, se o são para todos nós, imaginemos para aqueles que têm" sentido na pele" este flagelo.
O nosso reconhecimento a toda a comunidade sobralense que não cruzou os braços e - conhecedora que é das dificuldades e do esquecimento a que é o votado o interior e quem nele vive - se uniu num abraço solidário para como as vítimas dos incêndios. 💓Um grande BEM-HAJA! 

Fotos de: José Gabriel e Luísa Diogo

Sem comentários: