Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

sábado, 4 de julho de 2020

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Realizou-se no passado sábado, 27 de junho, a Assembleia Geral Ordinária, que contou com a presença de um bom número de sócios, apesar das contingências impostas pela Covid-19, com a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.
A Assembleia teve início com um Ponto antes da Ordem de Trabalhos, para apresentação e aprovação da nova lista dos Órgãos Sociais para o quadriénio dois mil e vinte, dois mil e vinte e três, tal como determina como determina o Artigo 12º., Ponto 3, do Regulamento Eleitoral, a lista foi apresentada pelos atuais órgãos sociais, uma vez que não surgiram listas no último ato eleitoral. 
A lista dos atuais Órgãos Sociais mantém-se com os elementos anteriores, entrando de novo a Adélia Maria Silva Pinto. No entanto, regista-se na Direção uma alteração significativa, com a cessação de funções enquanto presidente de José Manuel Silva, que passa a integrar o Conselho Fiscal. Em contrapartida, vem do Conselho Fiscal para a Direção como presidente, Carlos Alexandre Marques.
Apresentada a lista à Assembleia, esta foi aprovada por unanimidade.
Depois de lida, foi também aprovada a Ata da Assembleia anterior. Seguiram-se as informações dadas pelo presidente cessante, referentes à organização do trabalho na Instituição, face à situação de pandemia, e em que todos têm colaborado de forma exemplar. Referiu que por enquanto não há indicações da Direção Geral de Saúde para o regresso dos utentes de centro de dia.
O presidente eleito, Carlos Alexandre Marques, agradeceu presença de todos nesta Assembleia, lembrou que foi com a enorme dificuldade que se conseguiu formar a lista apresentada, agradeceu aos colaboradores o trabalho que têm feito e pediu que confiem na nova direção. Afirmou que estará sempre disponível para resolver da melhor forma as situações que forem surgindo, bem como dar o devido apoio. 
Foi depois apresentado detalhadamente pela tesoureira Cecília Diogo, o Relatório e Contas de 2019. Na apreciação ao Relatório, o presidente do Conselho Fiscal, Fernando Brás, avaliando as atuais circunstâncias, sugeriu à nova Direção uma retificação do orçamento, no sentido de apurar os custos com a questão da pandemia/saúde pública numa rúbrica específica, para que no próximo ano se possa saber o peso destes custos nas despesas. Sugeriu ainda que se pondere o aumento das mensalidades das várias valências, por forma a aumentar os proveitos, para que o balanço despesas/receitas correntes fique equilibrado.
José Silva, esclareceu que a redução das receitas, em parte, resultou também do cancelamento de admissão de novos utentes, devido à falta de pessoal que se fazia sentir. Se a lotação estiver no máximo, acredita que haverá equilíbrio nas contas.
No seguimento do que foi proposto pelo presidente do Conselho Fiscal, o presidente da Direção, Carlos Marques, referiu que irá ponderar a sugestão relativa às mensalidades das várias valências, bem como o possível aumento das cotas anuais pagas pelos sócios.
O Relatório e Contas foi aprovado por maioria, com uma abstenção.
No último Ponto da Ordem de Trabalhos, a presidente da Mesa da Assembleia saudou os novos Órgãos Sociais, desejando um bom trabalho, acreditando que está assegurada a confiança para dar continuidade ao trabalho realizado. Agradeceu aos colaboradores por todo o trabalho feito nesta situação de emergência e por todas as indicações da Direção-Geral de Saúde estarem a ser cumpridas. Referiu ainda que no final iria ler uma carta que será enviada a todos os sócios, dando-lhes conhecimento das reais dificuldades em formar uma lista para os Órgãos Sociais e apelando a que todos se empenhem, participem e se apresentem no próximo ato eleitoral.
O presidente Carlos Marques enalteceu e agradeceu o excelente trabalho desempenhado por José Manuel Silva, enquanto presidente da Direção durante 20 anos, e, no seguimento do que foi dito pela presidente da Mesa da Assembleia, apelou a todos os presentes para se consciencializarem de que têm mesmo de procurar ser mais ativos na vida da Instituição, para que não haja um vazio institucional.
José Silva, reforçou também as palavras do atual presidente, apelando à necessidade de surgirem novas pessoas a assumir responsabilidades e a desempenhar funções nos Órgãos Sociais, pois é importante a alternância de pessoas que tragam novas ideias e proposta.
A sócia Sandra Ferreira agradeceu à Direção cessante, enquanto sócia e também presidente da Junta de Freguesia, e salientou o esforço dos membros dos diferentes Órgãos Sociais, durante todos estes anos, agradecendo também o esforço redobrado de todos os colaboradores, nestes últimos meses.
O sócio Fernando Brás, presidente do Conselho Fiscal, agradeceu à Fundação La Caixa BPI o donativo de cinco mil euros atribuído recentemente à Instituição.
Por último, a sócia Susete Ferreira, agradeceu o trabalho desenvolvido pela Direção cessante, e entende que a Instituição fica bem entregue a esta nova Direção. Salientou o trabalho de quem todos os dias está no terreno e, por isso, propôs um voto de louvor à Instituição, na pessoa da Direção, e a todos os colaboradores pelo esforço feito neste tempo de pandemia.
Apresentada a proposta à Assembleia a mesma foi aprovada por maioria.
Assembleia emotiva por muitas razões, mas sem dúvida agravadas pela tristeza de não ser possível nenhum cumprimento como o aperto de mão, o beijo ou o abraço, pois os afetos são tão essências na nossa vivência que sem eles nos sentimentos desamparados e de coração angustiado. Porém, que os nossos olhos tenham sido mais do que nunca o espelho da alma, e através deles esperamos ter feito sentir aos sócios presentes nesta Assembleia o nosso profundo agradecimento. 

Sem comentários: