Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

FESTA DE SANTA BÁRBARA

Na Ermida que lhe é dedicada e com todos os condicionalismos que a pandemia continua a levantar, ainda assim, este ano o povo acorreu para participar na celebração da Eucaristia presidida pelo Rev. Pe. Jacinto, que sendo simples não deixou de ser bonita e tocante para o coração de todos os que são devotos de Santa Bárbara. E, a propósito, recordamos que esta foi sempre a maior festa religiosa de Sobral de São Miguel.
Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, era por eles muito acarinhada, pois a proximidade com as Minas da Panasqueiras, onde praticamente todos os homens do Sobral trabalhavam e o perigo que ali espreitava a todo o momento faziam com que tivesse como devotos todos os mineiros. Na procissão eram eles que levavam o andor e com as suas famílias também devotas enchiam por completo o recinto e os pinhais em volta da Ermida, onde no final das celebrações religiosas se partilhavam farnéis e convivia. 
Santa Bárbara é ainda considerada padroeiro dos bombeiros, artilheiros, operadores de fogo-de-artifício, arquitetos e moribundos. Nos navios de guerra, o depósito das munições é denominado “Santa Bárbara”.
Na segunda-feira a seguir à festa de Santa Bárbara, festejava-se a Nossa Senhora do Bom Parto, pois todas as mulheres grávidas a ela se confiavam. Num tempo em que não havia nenhum tipo de saúde familiar, parteira ou médico disponível a quem se pudesse recorrer, todas as futuras mães precisavam mais do que ninguém de sentir a força da fé, da devoção e do alento que Nossa Senhora lhes transmitia. Neste dia de festa as famílias também não deixavam de marcar presença e com um número assinalável de crianças.
Nossa Senhora de Lurdes é também companheira de viagem na festa de Santa Bárbara e de Nossa Senhora do Bom Parto, e com elas seguia na procissão que domingo de manhã se realizava a partir da Igreja Paroquial até à Ermida. Este ano ainda não foi possível a realização da procissão mas os três andores lá estavam junto de todos os devotos.
Num tempo de tanta incerteza e num mundo que parece prestes a ruir, que a chama da fé se reacenda nos corações atribulados para que possam encontrar a esperança e a paz que tanto precisam para continuar a caminhada da vida. 

Sem comentários: