Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

domingo, 12 de dezembro de 2021

ASSEMBLEIA GERAL DE 27 DE NOVEMBRO DE 2021

Apesar das contingências impostas pela pandemia obrigarem a todas as cautelas e cuidados, não deixou de se realizar a Assembleia Geral no passado dia 27 de novembro, à qual compareceram um pequeno número de sócios.
Na Mesa da Assembleia Geral, por falta de Secretária, foi proposta para sua substituição a sócia nº 974, Cátia Faria, que aceitou depois de sufragada pelos sócios presentes. 
Foi também apresentado o novo Relator do Conselho Fiscal, o sócio nº 526, José Manuel Santos Lima, nomeado por vacatura do anterior, sócio nº 505 José Silva - que por motivos pessoais se demitiu - e tal como determina o Artigo 28º , Ponto nº 6, dos Estatutos.
O Presidente da Direção deu as necessárias informações sobre as regras definidas pela instituição nas visitas, que apesar de custarem a todos têm dados bons resultados, continuando até ao momento a instituição sem nenhum caso de Covid-19 no seu interior, informando ainda que todos os utentes já se encontram vacinados com a terceira dose da vacina, e os colaboradores estão ser.
Referiu também que houve necessidade de ajustar algumas coisas pela saída de pessoal e entrada de outro, mas tudo tem corrido pelo melhor com a implementação de nova dinâmica nas atividades de laser; motricidade fina; múltiplos exercícios na sala de convívio, no ginásio e no salão multiusos, recuperando também atividades tradicionais muito queridas dos utentes, como escanuchar e debulhar o milho, ou apanha e escolha da azeitona, - que este ano deu cerca de 200 ks  (21 litros de azeite).
Foi ainda dado conhecimento de que uma nova dinâmica religiosa, muito do agrado dos nossos utentes, tem estado a ser também implementada com a chegada à instituição do Rev. Pe. António Domingos, uma mais valia no que toca às relações humanas e afetivas entre todos, já que o Pe. António é um deles e está no mesmo no meio deles em todas as outras atividades! 
A apresentação do Plano de Atividades de Orçamento iniciou-se com uma mensagem da Direção a todos os Sócios e Sócias, mensagem essa que, pela sua relevância, foi dado destaque em publicação própria  em 
Devidamente apresentado e explicado pela Tesoureira o Plano de Atividades e Orçamento para o Ano de 2022 - cuja concretização voltará a depender da evolução da pandemia - mereceu a atenção de todos. 
O Conselho Fiscal analisou e deu o seu parecer positivo a este Plano de Atividades e Orçamento, tendo o mesmo sido aprovado também pela Assembleia.
Em Outros Assuntos de Interessa Geral foram reportadas as seguintes informações:
- Por proposta do sócio Fernando Braz, Presidente do Conselho Fiscal, foi submetida a candidatura da Associação ao BPI, no âmbito do "Projeto Fazer Acreditar", e pela segunda vez  a Associação foi contemplada com 5.000 Euros.
- A Câmara Municipal da Covilhã, cumprindo a promessa de ajuda a todas as instituições do concelho, no âmbito das medidas de apoio e combate à COVID-19, apoiou a Associação com 8.200 Euros.
Em nome da Associação reiteramos os agradecimentos ao Fernando Braz, ao BPI, e à Câmara Municipal da Covilhã na pessoa do seu Presidente, Vítor Pereira.
Nas intervenções da Assembleia registamos as palavras de agradecimento da Presidente da Junta, Sandra Ferreira, pelo apoio prestado nas refeições do pessoal das obras realizadas na aldeia, que foi extramente importante. Referiu ainda o bem que tem sido até, ao momento, o Lar não apresentar nenhum caso de Covid-19, só possível com organização e cumprimento de muitas regras. Deu por isso os parabéns aos colaboradores e pediu para todos uma salva de palmas. 
Intervenção ainda de outra sócia que achou oportuno abordar a questão do aumento das quotas dos associados, por achar o valor irrisório. Tendo dado também os parabéns pelo trabalho realizado na Associação, referindo que não tem ninguém de família aqui, mas se tivesse ficaria muita grata por ver as atividades realizadas e os utentes com uma alegria e vontade que não é muito comum ver.
A Presidente da Assembleia dirigiu palavras de incentivo e que todos mantenham a esperança, pois melhores dias virão. Importa por agora continuar o trabalho feito de resguardar os utentes, continuar a usar todos os meios tecnológicos ao dispor, ou até com cartas e postais e se faça assim uma cadeia de afetos tão necessários para que cada um saiba que não está esquecido.
Agradeceu o excelente trabalho de todos os Colaboradores e da Direção que "no terreno" coordena a complicada logística, pedindo para todos uma salva de palma com que encerrou a Assembleia.

Sem comentários: