Realizou-se a 27 de novembro, na Associação, a Assembleia Geral Ordinária, com a presença de 34 sócios interessados em cumprir o seu dever cívico de associado, como determinam os Estatutos. Sabemos que não é fácil a muitos sócios a deslocação às Assembleias, mas renovamos o apelo aos que se encontrem no concelho da Covilhã ou concelhos próximos, para pensarem na sua participação, pois é de crucial importância para o futuro da Associação que tal aconteça. E são apenas duas vezes por ano: março e novembro.
Como sempre, a nossa gratidão aos que estiveram presentes foi expressa, mas importa realçar aqui o contributo positivo que a presença dos sócios tem, pois ao conhecerem e debaterem os pontos propostos na convocatória - ou outros que eventualmente possam ser incluídos - como aconteceu nesta Assembleia - ao incluir-se um Ponto Quatro: Alteração do Regulamento Eleitoral - Artigo 2º- Ponto 4 - ajudam ao debate e contribuem para a melhor resolução dos problemas.
Da forma que é habitual as informações foram dadas pelo presidente, seguindo-se, respetivamente, a secretária e tesoureira com a apresentação e explicação do Programa de Ação e do Orçamento para o ano de 2023, em que se preconizam algumas atividades com sócios e comunidade em geral, se as condições sanitárias o permitirem e também o quadro de pessoal que continua deficitário, com mais idade e também por isso como menos capacidade de resposta. O Programa de Ação e do Orçamento, depois do aval do conselho fiscal, foi submetido a votação tendo sido aprovado por unanimidade.
Nesta Assembleia, a atual direção reiterou a informação de que não será candidata a novas eleições, que deverão acontecer impreterivelmente antes do final deste ano de 2023. Tendo em conta o descontentamento de vários sócios com o ponto 4 do artigo 2º do Regulamento Eleitoral, a Assembleia votou a favor da inclusão deste ponto na Convocatória, tendo sido discutido e aprovada a sua eliminação por unanimidade dos presentes. Deixa assim de existir a obrigatoriedade de as listas a apresentar serem constituídas: "em pelo menos 30% dos lugares, por elementos pertencentes aos órgãos sociais em vigor".
Antes de terminarem os trabalhos, foi lido um poema - que será publicado mais tarde - cujos versos visaram sensibilizar os presentes, mas também os sócios em geral, para a importância das pessoas se unirem, organizarem em listas e poderem levar por diante, depois de eleitos, a constituição de novas equipas para os órgãos sociais, dando continuidade ao projeto da Associação. A Assembleia terminou com agradecimentos e uma salva de palmas a todos. Seguiu-se o magusto que, finalmente, foi possível realizar.
Sem comentários:
Enviar um comentário