Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

sábado, 5 de agosto de 2023

CHEGAMOS AQUI!

Um longo caminho foi percorrido, e eis-nos a completar trinta e três anos de constituição da Associação: 14/11/1990, e trinta anos de serviço a toda comunidade: 14/12/1993, pois entraram em funcionamento as Valências de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, ainda que, oficialmente, tenham sido inauguradas apenas em 18/03/1995.
Completam-se ainda este ano 14 anos da Valência de Lar, atualmente designado ERPI - Estrutura Residencial para Idosos.
Chegar aqui é um marco a celebrar e tempo de homenagear quantos se envolveram e percorreram esta longa estrada de trabalho meritório, solidário e de importância vital para toda a comunidade.
Tantos homens e mulheres de bem deram o seu tempo, esforço e dinheiro para que o sonho se tornasse um projeto real e pudesse "cuidar com o coração".
Os sócios são a pedra fundamental em que assenta toda esta estrutura e, como tal, não devem alhear-se dos seus problemas ou pensar que não lhes cabem responsabilidades na sua resolução.
A pandemia, que virou as nossas vidas do "avesso", trouxe um substancial acréscimo de trabalho em todas as valências pelas exigências e regras de higiene necessárias, mas também pela atenção pessoal de afeto e carinho redobrado a cada utente que se viu fechado e afastado do convívio familiar.
Tempos duros que, infelizmente, vieram também agudizar de forma alarmante o desinteresse dos sócios no que diz respeito à gestão da Instituição.
Pagar as cotas é importante, sem dúvida, mas é preciso mais e ninguém diga que não pode dar.
A solidariedade continua a ser o melhor de nós em favor dos outros e pode ser praticada por qualquer faixa etária, como o fez o grupo de homens e mulheres de todas as idades que acalentaram o sonho e deram vida à Associação.
Este ano há eleições para os Órgãos Sociais da Associação, e já foi dito várias vezes que os atuais, pelo desgaste e cansaço de tantos anos ao "leme", precisam de uma pausa para descansar e não se recandidatam. É, pois, tempos de outros assumirem os cargos e dar continuidade ao trabalho.
Ninguém queira ignorar que a velhice, a doença ou a debilidade física não é só para os outros. Mais cedo ou mais tarde vem para todos, e cabe aos sócios zelar por uma instituição, ao pé da "porta", que acolhe e cuida dos avós e amanhã acolherá e cuidará dos pais.
Ignorar esta realidade e não se envolver é permitir que as portas da Associação se fechem e deixar a comunidade de Sobral de S. Miguel sem amparo quando mais dele precisa.
É tempo de celebração, sem dúvida! Mas, para que ela não termine, lançamos este grito de alerta à consciência de homens e mulheres para que seja ouvido.
Neste dia: homenagem aos que nos deram tão grandioso exemplo de solidariedade e já não se encontram entre nós.
Homenagem aos nossos colaboradores que todos os dias são anjos da guarda dos nossos utentes, que na pandemia foram os heróis e heroínas que venceram a batalha, e se entregam sempre de alma e coração a este trabalho que é uma verdadeira missão de amor ao próximo.
Homenagem aos sócios que ao longo dos anos fizeram parte dos Órgãos Sociais, com especial destaque para os Membros da Direção, que no terreno zelam pela boa gestão da Associação.
Homenagem também a todos os sócios que se fazem presentes, aos voluntários, amigos e benfeitores desta ca(u)sa.
Bem-hajam!

Sem comentários: