Este dia vem lembrar a importância de cuidar da saúde no seu todo e em qualquer idade. Se os mais velhos requerem atenção prevenção e vigilância o mesmo tem de ser feito com os jovens que em idades cada vez mas precoces sofrem de patologias que não sendo tratadas podem levar a problemas graves a nível mental.
Este ano, sem esquecer todas as faixas etárias, o "Dia Mundial da Saúde Mental tem como tema "Saúde mental no trabalho", cujo objetivo é destacar o papel essencial da saúde mental em ambientes profissionais, defendendo locais de trabalho onde a saúde mental é priorizada, protegida e promovida.
Ambientes de trabalho seguros e saudáveis podem funcionar como um fator de proteção para a saúde mental. As condições pouco saudáveis, incluindo o preconceito, a discriminação e a exposição a riscos como o assédio e outras más condições de trabalho, podem representar riscos significativos, afetando a saúde mental, a qualidade de vida em geral e, consequentemente, a participação ou a produtividade no trabalho. Com 60% da população mundial a trabalhar, é necessário tomar medidas urgentes para garantir que o trabalho previna os riscos para a saúde mental e proteja e apoie a saúde mental no trabalho."
Este dia pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmistificar algumas das crenças associadas às mesmas. Sublinha-se ainda a necessidade de reconhecer os sinais deste tipo de doenças e de procurar ajuda especializada.
Estejamos, pois, atentos à nossa saúde mental e à dos outros!
Sem comentários:
Enviar um comentário