Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A 27 DE ABRIL, SERÁ ESTE O NOSSO CAMINHO... VENHA DAÍ!

Atreva-se a conhecer estas belas paisagens, ou venha recordá-las. Sinta em cada recanto as histórias impregnadas nas pedras e nos caminhos, outrora percorridos pelos que iam ou vinham das minas, os pastores, os "bandos" de raparigas, os resineiros, os donos das "fazendas"que delas tiravam o sustento e, quando semeadas, faziam parecer um jardim plantando ao longo da ribeira.
 
Na época das colheitas a paisagem mudava de cor. A água na ribeira ia minguando, mas na "loja" de cada casa já se viam as "tulhas" de batatas, onde o feijão, o milho, o centeio e o vinho, não tardavam a fazer-lhes companhia.
 
Foram tempos muito duros, em que só rasgando a terra com a força dos braços, sangue, suor e lágrimas, se podia contar com pão de cada dia na mesa.
 
Esta força de trabalho são hoje alguns dos nossos utentes, que têm no rosto as marcas desta dureza que foi a sua vida.
 
Porém, apesar das vicissitudes, há em todos eles um sentimento comum de amor, de ternura e saudade por todos estes pedaços de terra, que foram o tesouro maior que os antepassados lhes legaram.
 
É, só quando conhecemos esta terra e estes caminhos, é que podemos sentir um pouco da nostalgia que vai na alma de cada um que calcorreou estas paragens. 
 
É, sem dúvida, um privilégio caminhar por estas paragens e entrar neste "santuário" de beleza única, onde a água corre cristalina, o ar é puro, o verde mais intenso e a terra tem outro cheiro. Aqui estamos num verdadeiro jardim!