A cortiça, que noutras épocas foi muito utilizada em diversos utensílios de cozinha, em construções, revestimentos de telhados e nos capacetes dos centuriões, com o tempo foi caindo em desuso.
Apesar de até ser usada nos foguetões, chegou aos nossos dias mais conhecida pelas rolhas e na utilização de revestimento do chão e tectos. Na nossa terra, nunca deixou de ser usada no tradicional cortiço das abelhas, apesar de também aqui se terem introduzido outros materiais.
Para bem da economia, recentemente “explodiu” a brilhante ideia de fazer voltar a cortiça ao lugar nobre que lhe pertence. E, desde o calçado à roupa, carteiras, cintos, bijuteria, passando pelo mobiliário, e pelas mais diversas peças de design, a cortiça está em todo o lado e ainda bem!
Por isso, faz todo o sentido que também na Associação se tenha pensado numa forma de usar a cortiça. Foi assim que aqui "nasceram" bonitos porta-chaves e carteiras, com a ajuda dos nossos utentes, e agora apresentamos.
É um trabalho moroso e delicado, que requer paciência e muita habilidade.
Mas há neste atelier verdadeiras mãos de fada!
Cortar, colar, dobrar, cozer e enfeitar, é parte de todo um processo que culmina no bonito porta-chaves...
... ou num acessório tão importante como uma carteira!
O resultado é deveras tentador!
Quando passar pela Associação, vai encontrar mais duas bonitas e úteis peças que pode adquirir para si, ou talvez para oferecer, na certeza de que quem as receber ficará surpreendido e muito agradecido!
Sem comentários:
Enviar um comentário