No passado dia 1 de Outubro, celebrou-se o dia Internacional do Idoso. Para comemorar de forma diferente este dia, a Instituição proporcionou aos utentes uma visita ao Museu do Queijo em Peraboa.
E, desde já podemos dizer que esta visita foi uma bela viagem ao passado do quotidiano dos nossos utentes, pois este é um campo em que todos “dão cartas”!
Pois o conhecimento de utensílios e processo de fabrico de bom queijo, com todas as etapas necessárias, não tem segredos para eles, principalmente para as senhoras, que eram no lar as grandes mestras do queijo.
Naturalmente que aqui o ambiente e cenário são outros e, por isso, também quiseram escutar todas as explicações que foram sendo dadas.
Das suas mãos - de preferência bem frias – saíam verdadeiras obras de arte para a vista e para o paladar!
Foi muito bonito ver a alegria estampada no rosto de cada utente, pelas boas memórias e sensações que esta viagem despertou.
E também pela interacção com o responsável do museu que se admirou e aprendeu, com toda a sabedoria ancestral destes visitantes!
O Ti Albertino nunca pensou estar ao lado de uma tão original "montra" de queijos, mas que também ele admirou!
A visita guiada ao museu conta acom uma sessão de cinema muito especial, e aqui já todos se acomodavam para ver a projecção do filme.
Bem, por esta é que não esperavam! O filme requeria óculos especiais pois é em 3D! Uma "modernice" e novidade para todos mas ninguém recusou a experiência!
E, olhem só para eles e para elas... verdadeiros cinéfilos, pois então! Ninguém diria que até ficavam tão originais e lindos(as)!
A Ti Maria Cândida olha a bela tábua de queijos, e certamente está a recordar que noutros tempos fazia e tratava tantos como os que aqui estão!
E porque a visita ajudou a gastar calorias, já apetecia compor o estômago... Mas o Museu proporcionou aos utentes uma degustação dos vários tipos de queijo.
Perante as imagens parece que ninguém se fez rogado, e até apetece dizer: bom pão e melhor queijo, dá à vida outro traquejo!
Apesar das condições meteorológicas não serem as melhores, pois foi um dia de bastante chuva, os nossos utentes regressaram muito satisfeitos.
Em breve publicaremos imagens de muitos dos utensílios que o Museu do Queijo guarda, perpetuando assim a histórias e memórias tão bonitas e importantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário