Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA

No passado dia 27 de janeiro, o Rev. Padre Rui Manique celebrou a missa na Associação, com a participação de todos os utentes e a companhia de alguns familiares e amigos. 
Foi mais um belo momento de oração, reconciliação e comunhão, sempre muito do agrado dos nossos utentes.
O Coro da Igreja do Sobral colaborou na animação desta celebração com cânticos: 
"Cantai ao Senhor um cântico novo". "Nós te apresentamos o vinho e o pão." "A semente é a palavra de Deus".  "O amor de Deus repousa em mim"  "Ide por todo o mundo".
Na Liturgia da Palavra, escutamos a Leitura do Segundo Livro de Samuel  (2 Sam 7, 4-17), 
Esta leitura é a célebre profecia do profeta Natã que já foi lida no tempo do Natal. David pensa em construir uma casa, um templo, para aí colocar a arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do seu povo. Mas, por sua vez, Deus promete a David que será Ele que lhe construirá uma Casa, isto é, uma descendência, uma dinastia, que há-de ser eterna, promessa que se realizará no Filho da Virgem Maria, Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho de David.” - (Secretariado Nacional da Liturgia)
SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 4-5.27-28.29-30 (R. 29a) 
Refrão: “A minha aliança com ele será eterna”.
Remete-nos de novo para a profecia de Natã... - Concluí uma aliança com o meu eleito, fiz um juramento a David, meu servo: «Conservarei a tua descendência para sempre, estabelecerei o teu trono por todas as gerações».
A proclamação do belíssimo Evangelho de São Marcos (Mc 4, 1-20) trouxe-nos a Parábola do Semeador, bem conhecida de todos, mas sempre nova em cada tempo.  
A Palavra de Deus é muitas vezes comparada com a semente. É Deus a força da Palavra que gera fruto no homem que a escuta. É também Deus a força da Palavra que actua na história do seu povo. Esta parábola faz parte de um conjunto de três, sendo esta a maior de todas e a única que apresenta uma explicação só para os discípulos. 
O semeador é Deus, a semente é a sua Palavra e o terreno é o coração de cada homem, o que se anuncia é a chegada do Reino. Aparentemente há um fracasso, porque apenas um grupo de ouvintes tem um coração onde a palavra germina e produz trinta, sessenta e cem por um. No entanto, ainda é tempo de preparar o terreno, acolher a semente e esperar confiado. O tempo decisivo ainda virá e aí se decide quem deu fruto e quem só deu espinhos.”-  (Lectio Divina – A Liturgia -  Pastoral Litúrgica)
Depois da Palavra, o conforto e a alegria da Comunhão, que renova em cada cristão a vida e energia espirituais: -  «Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor. Quem Me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida.» (Jo 8, 12)

Agradecimentos ao Rev. Pe. Rui, ao Coro e a todos os que de alguma forma colaboraram na realização desta missa. 

Sem comentários: