Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

5 MANDAMENTOS, para um inverno quente e saudável

 (principalmente os mais idosos)
Porque continuamos no Inverno, e por estes dias o frio voltará a ser mais intenso, lembramos algumas recomendações do Núcleo de Estudos de Geriatria (GERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Os “cinco mandamentos” têm como base a alimentação, vacinação e exercício, entre outros. Passamos assim a enumerar os cinco conselhos propostos pelo GERMI:

1.COMER DE FORMA EQUILIBRADA E HIDRATAR-SE:
A “alimentação equilibrada, repleta de frutas, vegetais e fontes de proteína” ganha maior importância durante o inverno. “Beber 1,5 l de água por dia é tão importante como comer adequadamente.”

2.VESTIR ROUPA E CALÇADO QUENTE: esta é uma das formas mais tradicionais de nos protegermos do frio.

3.VACINAÇÃO: Não só as crianças precisam de vacinas para se protegerem. No caso dos idosos a “vacinação contra as infeções respiratórias é primordial".

4.EXERCÍCIO FÍSICO: “Para manter a atividade física, faça exercício em casa, subindo e descendo escadas ou caminhando no corredor”.

5.CUIDADO COM A MEDICAÇÃO: as precauções a tomar relativamente aos medicamentos é um comportamento aconselhável a todas as faixas etárias e durante todo o ano. Mas no inverno e no caso dos idosos esses cuidados devem ser redobrados.

Sem comentários: