Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

SAÚDE E PREVENÇÃO - "Avaliação do Risco de Quedas”

No passado dia 11 de fevereiro, na Associação, foi feita uma sessão sobre o tema:  "Avaliação do Risco de Quedas”, orientada pela Enf. Ana Paula, do Centro de Saúde da Covilhã, e que pelo vídeo antes apresentado já vimos como feita a participação dos nossos utentes. 
Este projeto visa fazer uma avaliação essencialmente dos utentes da Resposta de Centro de Dia, pois na habitação há perigos por vezes esquecidos, outras ignorados, o que torna mais vulneráveis os idosos, principalmente os que estão sozinhos.
No entanto, pelo interesse e curiosidade demonstrados por parte dos utentes de Lar, a simpática equipa de enfermeiros convidou todos os que quisesse e pudessem a participar.
Uma tarde de motivação para pequenos exercícios, sempre benéficos para a saúde, e de aprendizagens úteis, cuja importância nunca deve ser esquecida.
Foi interessante ver quem habitualmente até é renitente a fazer qualquer movimento, e não deixa a sua "zona de conforto" sem algum descontentamento, nesta tarde não colocou nenhum obstáculo!
Esta atitude dos nossos utentes leva-nos a pensar que a competição é “bichinho” para todas as idades, e se um faz… o outro não quer ficar atrás! 
Mais velhos ou mais novos tudo se mexeu, andou, sentou e levantou! Só mesmo quem infelizmente já não deixa a cadeira de rodas é que não participou!
As manas, até parecia que estavam ao desafio! Tal era a vontade que uma ainda não tinha terminado e já a outra se apressava com o seu andarilho!
Nas imagens que apresentamos está bem patente o dinamismo, alegria e vontade com que foi feita a participação dos nossos utentes.
Depois do pequeno exercício e da apresentação que explicava muito bem o que se deve ter, fazer ou eliminar na habitação para não correr riscos, cada um respondeu a um pequeno questionário para o trabalho de avaliação.
Registamos com agrado a proposta que nos foi feita pela Enfª. Ana Paula e estamos recetivos a mais ações que o Centro de Saúde da Covilhã possa fazer. Vindo ao terreno é a melhor forma de os cidadãos sentirem que o Serviço Nacional de Saúde não os esquece e se preocupa com os seus problemas. 

É, pois, bastante meritória esta ação do Centro de Saúde da Covilhã, a quem agradecemos, bem como à equipa de enfermagem que nos brindou com sua presença e ensinamentos.

Sem comentários: