Faça-se SÓCIO da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel. Se desejar pode fazer um donativo à Associação através do IBAN: PT50 0007 0000 0013 1887 4092 3. Desde já a Associação agradece a sua generosidade. A emissão do recibo para efeitos de IRS, deve ser solicitada para o seguinte e-mail: geral@asssomi.pt

terça-feira, 24 de novembro de 2020

MEDRONHOS MADUROS

Os medronhos maduros são um regalo para o olhar, e aqui os partilhamos enquanto os não vamos apanhar, na espera de que mais alguns possam amadurar. 
E, para além das coisas boas que já sabemos e falamos dos medronheiros e dos medronhos, porque estamos numa terra que tem muitos, há ainda mais para saber sobre a importância deste bela planta antiga e também medicinal.
Por exemplo: sabia que "o medronheiro era já referenciado pelos romanos que o terão denominado Arbutus unedo? Virgílio, apelidava esta pequena árvore, muito frequente em Itália, de arbustus." "Plínio e os seus contemporâneos romanos designavam-na por unedo, de unum edo, que significa comer um só, talvez devido à sensação de embriaguez que provocava comer muitos frutos. Tal sucedia sobretudo se estes já estivessem em processo de fermentação, como muitas vezes sucede."
"De nome científico é Arbutus unedo L., pertence à família das ericáceas, onde se incluem as urzes, os mirtilos, os arandos, a urvaursina, entre outras. Em Portugal, é ainda conhecido como ervedeiro, ervedo, ervodo ou medronheiro comum. O medronheiro é um arbusto lenhoso muito comum em toda a região mediterrânica. Na realidade, pode considerar-se uma pequena árvore."
"O medronho contém até 2,7 de arbutina, metuilarbutina e outras hidroquinonas (um princípio amargo) e taninos. A arbutina é antissética para o aparelho urinário, pelo que tem ação bastante adstringente e antissética sobre as vias urinárias."
É recomendado para infeções da boca e da garganta, gargarejando com uma infusão feita com as folhas frescas ou secas."
Como o saber não ocupa lugar, assim ficamos a conhecer mais algumas propriedades do medronheiro e do medronho publicadas em https://revistajardins.pt/medronheiro-planta-util-para-saude/

Sem comentários: